sábado, 31 de outubro de 2026

A jactância da flatulência

 Publicado no Jornal da Manhã em 31/10/2026.

Impressiona e assusta constatar quantas pessoas, no Brasil e no mundo, parecem orgulhar-se e mesmo jactanciar-se da própria flatulência: são malcheirosos, negacionistas, odeiam a ciência, não leem livros, só acreditam na própria verdade, não questionam nada, desprezam a crítica alheia, são violentos, não dão bola para a tolerância, a alteridade, o diferente. São pessoas facciosas, que só têm alguma empatia com outros iguais a elas. Desdenham também da cultura popular, aquela que revigora e dissemina a sensibilidade, o lúdico, a arte que é da lide dos simples. Mas amam sim o dinheiro, o BBB, as fofocas e mentiras nos celulares, as novelas, as lutas livres, as bets... São os ressentidos – ou os medrosos – de um arranjo social perverso, que dissemina a exploração, o engodo e a frustração. Acreditam que a salvação seja ainda mais flatulência.

Reconhecer a própria flatulência seria catastrófico para a autoestima. Um desastre emocional e psicológico. O mundo que vivemos não perdoa os flatulentos. Ou não perdoava. Agora eles querem ter o poder de controlar o mundo. Unem-se, mobilizam-se, dedicam-se a isso. Talvez ainda não tenham percebido que sua flatulência os faz presa fácil de poderosos, nada flatulentos, que os manipulam para que nada mude: o mundo continue sendo o mesmo de sempre, os poderosos sempre poderosos, os flatulentos sempre flatulentos, empobrecida massa de manobra a produzir com o trabalho explorado a riqueza do milionário ardiloso cada vez mais rico, cada vez mais explorador do flatulento e cada vez mais controlador de quem vai ou não ser um flatulento na vida.

Analistas já dizem faz tempo que essa massa ignara é fruto desta civilização que muito prosperou em conhecimento e tecnologia, e retrocedeu em ética, equidade, justiça, solidariedade e espiritualidade. Apesar de todo o saber que acumulamos, a injustiça social nunca foi tão evidente, o mundo nunca esteve tão em risco de colapso climático, de guerras de aniquilação, de chantagens econômicas e militares, de lavagens cerebrais e doutrinações promovidas por sofisticadas tecnologias de lawfares e guerras cognitivas. Este avanço do conhecimento e da tecnologia sem correspondente avanço da ética e da lucidez tem sido apontado como um traço comum ao colapso de todas as civilizações ao longo da história. Estaremos nós à beira da falência de nossa própria civilização, a ascensão da flatulência e da jactância seriam só um dos muitos sinais?

O Homo sapiens parece ter mudado pouco desde que reconhecemos seu surgimento: ainda continuamos movidos mais por instintos de agressividade e reprodução, indispensáveis para a preservação da espécie, do que por sentimentos de compreensão e amorosidade, indispensáveis para a sobrevivência civilizada em uma sociedade com mais de oito bilhões de almas. Apesar de todo o conhecimento, ainda reagimos como feras. O inusitado é que o conhecimento nos deu o poder de destruir o planeta. Antes de destruí-lo, decerto convulsionaremos o clima, dizimaremos florestas e a biodiversidade, poluiremos águas e ar, queimaremos livros, enclausuraremos ou crucificaremos verdadeiros sábios e líderes, e sabe-se lá o que mais.

Reconhecer a própria flatulência não é coisa fácil. Até mesmo aqueles que, afortunados, tiveram oportunidades de emancipar-se da massa ignara, precisam exercitar sempre o olhar para dentro de si mesmos, para enxergar suas próprias limitações. Talvez assim adiemos o colapso desta civilização.

Flatulência: equivale a mau cheiro, violência, prepotência, arrogância, insolência, ignorância...

2 comentários:

  1. O Sapiens surgiu a maís ou menos 300 mil anos. Usando essa métrica, sim, estamos à beira da extinção de nossa espécie. Não somos a "cereja do bolo" nem a "perfeição" e a evolução continua. Assim como aconteceu com os neandertais, daqui a uns 1000 anos (logo , logo) provavelmente teremos sido substituídos por uma nova espécie. Talvez uma composição da IA e o humano. Naquela espécie, talvez os instintos animais tenham desaparecidos. Nessa nossa espécie atual não há esperança. Temos que aprender a conviver.

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente bem menos que 1000 anos, talvez pouco mais de um século.

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog que desejarem postar comentários, pedimos que se identifiquem. Poderão não ser postados comentários sem identificação.