quinta-feira, 11 de março de 2021

“O Brasil nunca teve bom governo!”

 Publicado no Diário dos Campos em 12/03/2021.

Diálogo virtual entre dois amigos, um morador no Brasil, outro emigrado para um país europeu já há mais de quarenta anos:

─ ... o desgoverno atual está destruindo o Brasil...

─ Ah! O Brasil nunca teve um bom governo!

─ Desculpe, discordo. Teve sim bom governo, pelo menos entre os que conheci em vida. E teve também alguns governos mais antigos que fizeram bem ao país.

─ Que bom governo foi esse durante a sua vida?

─ Os governos do PT, Lula e Dilma.

─ Mas foram governos campeões de corrupção! E o da Dilma foi também incompetente, foi até afastada...

─ Teve corrupção sim, mas ela não foi marca desses governos. Corrupção existia antes, veja por exemplo a “privataria tucana”, desviando milhões de dólares de privatizações, que acabou com o Banestado, o banco estatal do Paraná. E veja as denúncias dos governos pós-Dilma: rachadinhas, queima de arquivo de milicianos ex-aliados, vultosos cheques inexplicáveis, compra de votos no Congresso, mansões milionárias...

─ Mas nada que se compare com o “mensalão” e o “petrolão”.

─ O mensalão foi uma digressão de um parlamentar criminoso, que inventou a farsa de mensalidade oficial pra driblar denúncias comprovadas sobre ele mesmo. Relatórios da Polícia Federal de anos depois comprovaram que o esquema mensalão não existiu como foi divulgado na mídia. Existia sim a compra de votos por interesses privados, como sempre existiu. As investigações do petrolão conseguiram apurar o desvio fraudulento de menos de meio por cento do faturamento da Petrobrás ao longo de mais de dez anos, uma fraude antes não constatada por auditorias internas, externas, investigação policial e tribunais de contas. Um valor de bilhões de reais, grande, mas compatível com desvios ilícitos observados em qualquer grande companhia do mundo. Mas as denúncias não visaram sanear a Petrobras da corrupção que lá existia, mas sim destruir a companhia, sabotar a indústria nacional e lotear as reservas petrolíferas do pré-sal recém descobertas.

─ Mas nos dois casos tinha corrupção! E eram governos do PT...

─ Sim, infelizmente a corrupção é sistêmica na política brasileira. Existia antes do PT, existiu durante, está existindo depois. E agora ainda mais grave. Os governos do PT foram os que mais se empenharam em desmontar os esquemas de corrupção. Mas a grande mídia, associada com a elite econômica e setores mercenários do judiciário, tratou de imputar a corrupção ao PT. Foi uma mega operação articulada internacionalmente para demonizar o governo popular e nacionalista, que estava conseguindo acabar com a pobreza, criar empregos, modernizar a indústria e tornar o Brasil soberano. Chegamos a ser a sexta economia do mundo na época, hoje somos a décima segunda.

─ Ah, isso é discurso de petista que não reconhece que o PT é corrupto...

─ Ou a sua visão é a de alguém mal informado que se deixou levar pela demonização promovida pelas elites e pela grande mídia. Está reagindo emocionalmente, instintos estimulados pela manipulação da grande mídia.

─ Será que não é você que está sendo manipulado?

─ Bem, eu não acredito que a pandemia é uma gripezinha, ou uma peste inventada pelos comunistas pra dominar o mundo. Nem que a vacina transforma em jacaré, que a cloroquina é a salvação, que a máscara tem mais malefícios que benefícios, que o afastamento é inócuo e visa sabotar o comércio. E nem que a terra é plana. Acredito nas pesquisas e nos dados científicos, na experiência de outros países. Procuro discernir no quê acreditar. Procuro informar-me em fontes confiáveis, e sei que hoje a notícia de jornal e a opinião do amigo precisam de muito filtro.

─ Ah, então é isso. Teoria da conspiração. Aí temos alguma concordância. A mídia anda caluniando o governo atual...

─ Ou será mais uma enganação? O governo atual faz tudo o que os donos da grande mídia querem: enriquecer os ricos, aumentar o estoque de mão de obra barata, lotear as riquezas naturais do Brasil, manter o país como subserviente colônia produtora de matérias primas sem valor agregado...

─ Ah, não dá pra conversar com você! A conversa sempre vira discussão política.

─ Tenho um amigo que diz que todos temos lado. E que os omissos e os imparciais estão do lado dos opressores.

 

7 comentários:

  1. Perfeito. A última frase me fez lembrar La Fontaine, o das fábulas.
    Moral da história.

    ResponderExcluir
  2. É um belo resumo do que aconteceu. Mas temos que lembrar que o alvo não era só o Brasil, mas o objetivo foi também diminuir a mobilização do bloco do brics, que ameaça a hegemonia americana.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a decepção quanto ao PT e seus lideres foi que práticas que eles viviam condenando foram sendo incorporadas aos seus governos.
    E pra chegar e se manter no poder foram se aliando a pessoas como Michel Temer e outros notórios oportunistas. Acho que o PT deveria fazer um auto critica sim. E que seu projeto de se perpetuar no poder seja descartado. abs, Carlos Sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estimado Carolos, toda hora escuto, até mesmo de amigos ditos de esquerda, que o PT precisa fazer sua autocrítica. Sim, o PT cometeu erros, pois é um partido formado por pessoas, e está no Brasil. Como poderia não errar? E precisa corrigir esses erros. Mas cometeu muito mais acertos que erros. O principal deles é o de empenhar-se em emancipar os humildes e o país, promovendo-os a cidadãos e a nação. Muitos dos erros imputados ao PT são fraudulentas armações. Os sequestradores de Abílio Diniz, o mensalão, o petrolão, as pedaladas fiscais, a prisão de Lula são só algumas delas. A autocrítica do PT é tema trazido à baila pela grande mídia golpista, empenhada em esconder seus próprios erros e em manipular incautos. Ela sim, a grande mídia, representante de viscerais interesses oligárquicos, trouxe o país à situação calamitosa em que estamos agora. Ela sim deveria estar fazendo a autocrítica.

      Excluir
  4. Caro Mário, aproveitando a oportunidade deste post seu, fiz um compartilhamento no grupo aqui do Brasil, majoritariamente adeptos de sei lá o que, mas, sim, contrários à esquerda. E, como não podia deixar de ser, os comentários foram os mais diversificados, sendo o mais leve deles "é melhor ler essas coisas que ser cego". Pois então, essa cambada, essa corja, de burguesinhos, nem percebem o quão cegos eles são, uma vez que estão com a cabeça feita, isto é, sofreram durante décadas - desde a ditadura e o PSDB - lavagem cerebral que chega ao ponto de serem a favor dos patrões, em detrimento de seus próprios direitos. É lamentável ... situação essa que acho que não vai mudar, por pelo menos mais 500 anos ...

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog que desejarem postar comentários, pedimos que se identifiquem. Poderão não ser postados comentários sem identificação.